Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início

Orçamento para 2021 é o maior de sempre na história do Município

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ORÇAMENTO 2021\\Mais de 9 milhões de euros na totalidade, um acréscimo de 18,8%, em comparação ao ano transato.

9.156.825 euros é o valor global previsto para o Orçamento da Câmara Municipal de Cuba no ano de 2021. Aprovado em Reunião de Câmara no dia 09 de dezembro, e pela Assembleia Municipal no passado dia 18 de dezembro, este é o maior orçamento de sempre na autarquia de Cuba, correspondendo a um acréscimo na ordem dos 18,8%, relativamente ao ano de 2020.

Esta evolução deriva do lançamento de empreitadas subjacentes aos projetos cofinanciados por fundos comunitários e nacionais, que terão no ano de 2021, previsivelmente, uma grande parte da respetiva execução, nomeadamente a conclusão das empreitadas de reabilitação da Rua Serpa Pinto, da Estrada da Circunvalação, da 1º de Maio, do Largo da Estação, dos Espaços Desportivos da Escola Profissional de Cuba e do Campo de Futebol de Faro do Alentejo (obras com grande impacto na área do desporto e da formação desportiva), bem como o início da construção do Ecoparque do Alentejo Central (um forte investimento na área do Turismo), da Reabilitação do Jardim dos Combatentes em Cuba e dos Centros Culturais de Vila Alva e de Vila Ruiva.

Ainda neste âmbito, existirão também requalificações bastante importantes nas freguesias, nomeadamente as Requalificações das entradas de Albergaria dos Fusos e de Vila Alva, da Praça de Faro do Alentejo e a Reabilitação da zona dos tanques de Vila Ruiva (esta última é uma obra da Junta de Freguesia de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos que conta com o apoio financeiro do Município).

Para além da grande fatia do orçamento atribuída à execução das obras, o orçamento da autarquia de Cuba para 2021 prevê também um reforço financeiro nas áreas da Ação Social e da Saúde, continuando a existir uma forte aposta nos Apoios Sociais e no Programa de Emergência Social, bem como nos projetos já implementados, contemplando a criação de novas medidas de apoio, perspetivando-se uma crise social decorrente da pandemia e da crise económica provocada por esta. A par disso, a grande intervenção nesta área, passará pela reabilitação dos imóveis afetos a arrendamento social e ao arrendamento a preços controlados, estando prevista a realização das intervenções necessárias a melhorar o conforto e a habitabilidade dos imóveis, assim como a melhorar a sua eficiência energética.

Já na área da Educação, mantem-se o reforço do investimento que começou a ser materializado ao longo do ano de 2020, nomeadamente na requalificação física dos edifícios escolares, na construção de estruturas de apoio, nas condições de conforto dos alunos e profissionais, na aquisição de equipamentos, no apoio socio educativo às famílias e nos transportes escolares. A par desse investimento, será dada continuidade à implementação de três projetos estruturantes nesta área: “+ Sucesso Educativo no Baixo Alentejo”, “Cuba Educa +” e “Escola a Tempo Inteiro”.

Na Cultura, após um período negro da história mundial para a Cultura causado pela pandemia Covid-19, o Município de Cuba, numa expectativa positiva em relação à evolução da situação, prevê realizar o investimento programado para esta área em 2021 nas condições de normalidade a que estávamos habituados antes da crise sanitária. Contudo, não o sendo possível, assume-se o compromisso de manter as iniciativas planeadas adaptando-as às circunstâncias como forma de reconhecer a importância da cultura para o desenvolvimento de um Povo. Assim, no que diz respeito aos grandes eventos fica prevista a realização do Festival do Caracol - que na impossibilidade da sua realização em 2020 transitou para 2021 – da Feira do Cante e das Tradições, da Feira do Livro, da Feira Anual de Cuba e dos eventos das freguesias que contam com apoio financeiro do Município: Vila Ruiva Medieval; Feira da Caça, da Pesca e do Mundo Rural de Faro do Alentejo; e “Provando o Tareco” em Vila Alva.

 

Ligações Rápidas









PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30