Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início

FEIRA ANUAL DE CUBA'23 - PROGRAMA COMPLETO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ PROGRAMA FAC23 SITEA 88ª edição do certame volta a apostar em 5 dias de festa (de 31 de Agosto a 04 de setembro), com espetáculos, artesanato, gastronomia, cante alentejano, diversões e muita animação, em especial, com a novidade da realização do Carnaval de Verão, logo no primeiro dia da Feira.

Tendo como principal objetivo a promoção das atividades económicas locais, potenciada pela realização de exposições temáticas e espetáculos, a Feira Anual de Cuba é um evento que prima pela animação e pelo encontro de gerações de cubenses, estimando-se o número de visitas em dezenas de milhares.

O certame, este ano na sua 88ª edição, conta com a presença de vários expositores representativos do tecido empresarial da região, bem como de instituições locais e regionais, a par de um programa de animação variado, entre espetáculos musicais, cante alentejano, tauromaquia e diversões mecânicas.

NOVIDADES NA EDIÇÃO DESTE ANO: Novos horários, Lançamento do Vinho Cuba, Terra com Alma – Grande Seleção e o primeiro Carnaval de Verão de Cuba

O primeiro dia da Feira Anual de Cuba 2023 traz novidades. A marcar o arranque do certame a Câmara Municipal de Cuba e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito lançam, pelas 19:30, uma nova edição do vinho Cuba, Terra com Alma, agora com a designação de “Grande Escolha”. Mais tarde pelas 21:00, na Estrada da Circunvalação e a terminar junto à Entrada da Feira, terá lugar a primeira edição do Carnaval de Verão. Outras das novidades nesta edição são os horários de abertura da Feira, que passa a estar encerrada no período da manhã, abrindo portas ao público no período da tarde.

ESPETÁCULOS PARA TODOS OS GOSTOS

Na parte dos espetáculos e da animação noturna, na quinta, dia 31 – após a cerimónia de inauguração do certame, com atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro – o primeiro momento musical da Feira da Anual, às 22:30, está a cargo do Dj Peter Simon, que dará seguimento à folia carnavalesca um “set” especialmente preparado para o efeito. Mais tarde, já no Palco Principal, tem lugar o grande espetáculo da noite com TOY, a acontecer às 23h00.

Na sexta-feira, dia 1, ao início da noite o primeiro destaque vai para o Cante Alentejano, com o Encontro de Grupos Corais, às 20h30, seguido pela atuação, às 22h00, do grupo Calma e Vento Sul, que antecede o espetáculo principal da noite, com hora marcada para as 23:00, com IVANDRO.

Já no sábado, dia 2, a primeira proposta é para um concerto de música cubana com os Havana Way, às 21h30, antes do grande espetáculo da noite com Carolina de Deus, pelas 23h00.

Domingo, dia 3, as atuações da noite começam pelas 21h30, com a banda L@dies Night, para depois continuar a noites com mais um nome bem conhecido no panorama da música nacional: Marisa Liz, às 23h00. Mais tarde, pelas 00:30, terá lugar a atuação de Nuno Casais.

No último dia da Feira de Cuba, segunda-feira, dia 4, a proposta vai para o espetáculo dos Improvisados, que farão a partir das 21h30.

Destaque-se ainda que nas noites de quinta, sexta e sábado, por volta da meia-noite e meia, acontecem as Dj Sessions, este ano com os Djs B Junior, Seven, Gutu e Crisbex, acompanhados por Zick Live Percussion (dia 1); Dj Rui Gonçalves e a Dupla Mete Cá Sets (dia 2); e Dj Rui Gonçalves e os Kiss Kiss Bang Bang (dia 3).

“FESTA DO NOSSO PÃO” E “GRANDE ALMOÇO CONVÍVIO DOS CUBENSES” DESTACAM TRADIÇÃO E ORIGENS

Integrada na Feira Anual de Cuba – e a assinalar já a sua 22ª edição – acontece também a Festa do Nosso Pão, organizada em parceira com a Associação Terras Dentro. Um evento que visa, acima de tudo, promover um dos produtos locais mais importantes da região: o pão alentejano e as suas origens, contando com a mostra e venda de pão e bolos tradicionais de padaria, bem como exposições alusivas ao tema e trabalho ao vivo, demonstrando as diversas fases do fabrico de pão tradicional.
Também integrado no programa da Feira – e talvez para muitos um dos momentos mais especiais do certame – acontece no sábado o Grande Almoço dos Cubenses, anteriormente denominado de Encontro de Cubenses Não-residentes. De há seis anos a esta parte com novo formato, o Almoço passou também a estar aberto à participação dos Cubenses residentes, procurando desta forma fomentar ainda mais o convívio, o estreitamento de amizades e a manutenção das fortes ligações dos não residentes à sua terra natal.

TOURADAS E GARRAIADAS SUBLINHAM VERTENTE TAUROMÁQUICA DA FEIRA DE CUBA

À semelhança de anos transatos, a Feira de Cuba inclui na sua programação as habituais Touradas à Vara Larga e a sempre aguardada Largada de Touros do domingo de manhã, no Largo da Bica, bem como a Corrida de Touros à Portuguesa, no Sábado, dia 2, pelas 17h00. Frente a um curro de toiros de Falé Filipe vão estar os cavaleiros Marques Bastinhas, Andrés Romero, Miguel Moura e Luís Rouxinol Júnior. Completam o cartel os grupos de Forcados Amadores de Évora e de Beja.

 

Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30