Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Casa Fialho de Almeida MUSEU LITERÁRIO "CASA FIALHO D'ALMEIDA"

MUSEU LITERÁRIO "CASA FIALHO D'ALMEIDA"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

MUSEU CASA FIALHO ALMEIDA 1

Localizada bem no centro da vila de Cuba, a casa que no final do século XIX foi a residência de Fialho d’Almeida é agora um Museu Literário dedicado à vida e obra do autor.

A casa, conservada e adaptada com o intuito de devolver à memória coletiva o escritor e o seu importante contributo para a literatura portuguesa, apresenta-se agora como Museu Literário “Casa Fialho de Almeida”, assente em três espaços distintos. Naquela que era a área de habitação encontra-se o espaço museológico dedicado às várias esferas da vida pessoal e profissional de Fialho de Almeida, enquanto nos casões adjacentes à casa o foco vai para a ruralidade e para a etnografia, temas recorrentes na escrita do autor. Destaque-se, por exemplo, a existência de uma pequena adega no quintal, com a designação de “País das Uvas”, numa referência à obra de 1946 de Fialho de Almeida.

A par destas áreas, a “Casa Fialho de Almeida” tem ainda um espaço reservado para a residência temporária de artistas, que ali queiram permanecer e desenvolver as suas obras.

MUSEU CASA FIALHO ALMEIDA 2

SEPARADOR

Morada: R. João Vaz 6, 7940-159 Cuba

Telefone/ Fax: 284419900
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Horário de funcionamento
Aberto todos os dias: das 09:30 às 12:30 \ das 14:00 às 18:00

Preços:
. 2 Euros
. Dos 6 aos 12 anos - 1 Euro
. + 65 anos - 1 Euro
. Até aos 6 anos - Entrada Livre

Acessibilidades especiais: O Centro possui infra-estruturas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Atividades/serviços: Guia disponível para explicações e visitas guiadas.

SEPARADOR

Casa Fialho de Almeida

CASA FIALHO D'ALMEIDA É “MONUMENTO DE INTERESSE PÚBLICO”

A casa onde Fialho de Almeida viveu 18 anos, na vila de Cuba, foi classificada como monumento de interesse público, devido ao seu valor patrimonial associado à relevante figura da literatura portuguesa.

A portaria da classificação, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e publicada no dia 10 de Abril de 2014 em “Diário da República”, destaca o valor patrimonial da casa – um imóvel térreo, que conserva intactas as características arquitetónicas originais – e estende-se à sua associação a Fialho de Almeida, uma relevante figura da literatura portuguesa. Para além disso, o espaço configura um testemunho importante do ponto de vista da identidade e da memória coletiva nacional e um indubitável ponto de referência histórica e simbólica da sua comunidade, acrescenta a portaria.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português, o reconhecimento, nesta altura, traz uma importância acrescida, já que “neste momento a autarquia está a desenvolver um projeto de requalificação da casa, que pode no futuro ser um polo de grande interesse cultural para o concelho”.

Fialho de Almeida viveu em Cuba entre 1893, após ter casado com uma proprietária rural da região, e 1911, quando faleceu.

alt Portaria - Casa Fialho de Almeida
 

Ligações Rápidas









PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal

THUMB CAPA BOLETIM18


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30