A Biblioteca Municipal de Cuba inaugura esta sexta-feira, pelas 19:00, a exposição de pintura “EmCANTE”, da autoria de Joaquim Rosa. Patente até dia 22 de Outubro, a Mostra propõe uma viagem pelo Cante Alentejano e as suas gentes.
Visite-nos.
Sobre o autor:
Joaquim Rosa nasceu em Castro Verde, em 1964. Desde muito cedo mostrou o seu gosto pelo desenho e pela pintura. Aos 14 anos integrou um Curso de Desenho e Pintura, por correspondência na Escola de Álvaro Torrão, criado pelo artista e escritor catalão José Maria Parramón. Em 1992, terminou o Bacharelato em Design de Interiores. Em 2002 licenciou-se em Design Visual. Foi membro fundador da Fábrica das Artes, em Castro Verde (1995) e, desde 1993, que leciona na Área das Expressões (3º ciclo e ensino secundário).
Sobre a exposição:
«Se outrora o cante teve uma forte ligação ao trabalho, hoje é uma catedral de convívio, uma expressão de afirmação cultural, de identidade e de salvaguarda da memória. Mas é também sinónimo de partilha e de disponibilidade criativa.
É neste espaço de simbiose que emerge o trabalho de Joaquim Rosa. Um trabalho que, há muito, traduz este diálogo em ilustrações, pintura ou multimédia… Uma atitude que é uma marca, visível em cartazes de iniciativas culturais, na arte pública, em painéis e, agora, nesta exposição, onde a pintura explora a plasticidade do cante, acordando uma voz dentro da nossa cabeça. Uma voz que tem a densidade das vidas dos cantadores, mas também a calma do descampado ou fragilidade da luz da manhã que entra na taberna onde houve cante. Isto acontece porque o pintor sempre esteve próximo deste universo. As suas telas são feitas de memórias e de gente que está no cante, matéria-prima catalisada pelas palavras do escritor Vítor Encarnação, uma parceria a que nos habituámos».
Paulo Nascimento
[in Catálogo da Exposição “EmCANTE”]