Assinalou-se a 10 de abril, o Dia do Município de Cuba. E para marcar a data a autarquia levou a cabo uma Sessão Solene de Condecoração dos trabalhadores do Município pelos anos de serviço público e à habitual atribuição de um louvor a uma personalidade do concelho.
Com esta condecoração dos trabalhadores, a autarquia pretende reconhecer a dedicação à causa pública, galardoando os anos de serviço com a Medalha Municipal de Serviço Público, Insígnia e Diploma, daqueles que atingiram os 15, 25 e 35 anos de serviço.
Atribuição de louvor
A par da distinção dos funcionários, o louvor neste Dia do Município foi atribuído ao cubense António Carrilho, que se distinguiu na área das artes. Formado em Artes Gráficas pela Escola de Artes Decorativas António Arroio no ano de 1980, atualmente designada Escola Artística António Arroio, a sua obra está indubitavelmente ligada ao Alentejo e em particular a Cuba, onde deixará uma marca indelével através dos mais diversos trabalhos realizados.
A título meramente exemplificativo relevamos as ilustrações em edições literárias do município, os murais em espaços icónicos da vila, o monumento dedicado ao Cante Alentejano, aos Cantadores e às Cantadeiras que mantiveram viva a tradição, o monumento ao trabalhador da ferrovia e o seu contributo inestimável para o enorme sucesso em que se transformou o Carnaval de Cuba desde a primeira edição.
Conforme sublinhou o presidente da autarquia, "é consensual o reconhecimento pela comunidade da elevada qualidade do trabalho artístico de António Carrilho, em especial do trabalho desenvolvido ao longo de 29 anos na conceção e execução magistral dos carros alegóricos do corso carnavalesco, que permitiu projetar o Carnaval de Cuba como um dos maiores eventos do género na região".