Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Biblioteca inaugura quinta-feira a Exposição de Fotografia "O Olhar da Ana"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

EXPO BMC JULHO15Ana Margarida Candeias Vilhena nasceu no dia 4 de julho de 1996, no Hospital de Beja. Quando a Ana nasceu já tinha à sua espera o irmão António e quando a Ana tinha 2 anos nasceram os seus irmãos gémeos, a Isabel e o Zé.

A Ana nasceu com trissomia 21, mas isso nunca a impediu de fazer um percurso igual ao dos seus pares. Todos diferentes e todos iguais nos seus Direitos e Oportunidades - foi esta a máxima sempre defendida pela mãe Margarida Candeias, nascida em Cuba, no Alentejo e o pai António Francisco Vilhena, natural de Alvalade do Sado.

Foi em Castro Verde que a Ana deu os primeiros passos, frequentou a Creche, Jardim de Infância, depois a Escola Básica e a Escola Secundária, onde atualmente é aluna do 1 10 ano.

No seu percurso escolar, com um currículo adaptado, a Ana tem feito aprendizagens de Matemática, Português, Tecnologias, Inglês e iniciou também um Plano Individual de Trabalho em várias áreas. Atualmente, colabora num Hotel em Castro Verde, na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Escolar.

Em paralelo com a escola, foi aluna do Conservatório Regional do Baixo Alentejo dos 7 aos 14 anos, tocou flauta, piano e viola.

Praticou natação desde muito pequena e é atleta federada de Patinagem Artística.

O gosto pela fotografia surgiu quando, acompanhada da sua tutora, começou a tirar fotos a diferentes atividades do Agrupamento de Escolas de Castro Verde. Hoje é a repórter da Biblioteca Escolar, reconhecida por toda a comunidade educativa. A Ana é uma rapariga com 19 anos, bem-disposta, carinhosa, sociável e muito preocupada com aqueles que a rodeiam, dedicando-se com muita paixão a todas as atividades que desenvolve.

“O Olhar da Ana” vai estar patente na Sala de Exposições Temporárias da Biblioteca Municipal de Cuba de 8 de julho a 7 de agosto de 2015.

 

Grupo de Violas Campaniças atua esta quarta-feira na BMC

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

MOCOS DUMA CANAA viola campaniça, instrumento musical de cordas de arame, em tempos muito vulgar no Baixo Alentejo, estava, há duas décadas atrás, em vias de extinção. Descoberta pela curiosidade do Dr. Colaço Guerreiro, da Cortiçol (Cooperativa de Informação e Cultura, de Castro Verde), veio a tornar-se, desde então, pela sua tenacidade, o instrumento de eleição da música popular nos concelhos de Castro Verde, Ourique e Odemira, zonas onde antigamente pontificava nas manifestações de índole popular (bailes, feiras, mastros, despiques e baldões, convívios, etc.). 

Finalmente, há cerca de 12 anos atrás, a Escola Secundária de Castro Verde, por iniciativa de José Abreu, natural de Cuba e professor de Educação Tecnológica, criou uma turma de violas campaniças, onde os alunos constroem os seus próprios instrumentos e aprendem a tocá-los, pela batuta do jovem David Pereira.

Este projeto cultural, criado em 2005 em parceria pela Câmara Municipal de Castro Verde, Junta de Freguesia e Cooperativa Cortiçol, veio a dar plenos frutos no ano de 2013, com a atuação da jovem turma (cerca de 12 rapazes com idades entre os 15 e os 18 anos) por todo o Alentejo e região da Grande Lisboa (Casa do Alentejo, associações culturais e até a Assembleia da República), sendo constantes as solicitações que chegam de vários pontos do País.

 

Aviso à População - Tempo Seco e Perigo de Incêndio Florestal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

AVISO GENERICO

Situação Meteorológica
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se, até à próxima segunda-feira:

- Tempo quente com temperatura máxima entre 35 e 44 º C e mínima acima de 20 º C nas regiões do sul e do interior centro e norte, a partir de sábado e pelo menos até segunda-feira;

- Humidade relativa do ar inferior a 20% na generalidade de território do continente exceto nas regiões do litoral norte e centro onde é superior a 35%, havendo reduzida recuperação para valores mais elevados no período noturno;

- Vento em geral fraco do quadrante norte (e de norte/ nordeste no interior) e moderado (inferior a 35 km/h) de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde.

Índice de risco de incêndio florestal em níveis elevado e muito elevado, em especial nas regiões do interior centro e do Algarve, sendo expectável o agravamento das dificuldades de supressão.
Efeitos expectáveis
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
- Tempo seco e vento moderado com a permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

Continuar...
 


Pág. 412 de 572

Ligações Rápidas









Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30