A Câmara Municipal de Cuba aprovou a constituição do Gabinete Municipal da Juventude – que terá como principal responsabilidade a elaboração de propostas e implementação de estratégias de intervenção na área da Juventude – e prepara agora a criação de um Grupo de Trabalho com representantes das coletividades juvenis do concelho, mas também com outros jovens a título individual.
Conforme estipula o Município no edital publicado, o gabinete trabalhará na promoção de atividades que fomentem a participação ativa dos jovens na sociedade, no apoio ao desenvolvimento do associativismo juvenil e no incentivo a políticas municipais orientadas para a Juventude nos restantes domínios de intervenção autárquica.
Serão funções do GMJ assegurar a articulação com outros serviços da Câmara numa perspetiva de transversalidade das questões ligadas à juventude e desenvolver projetos próprios ou em parceria com organizações juvenis formais ou informais e com entidades direcionadas para o público jovem.
“Esperamos convictamente que muitos jovens do concelho venham a ter um papel relevante na dinamização deste projeto, pondo ao seu serviço e da nossa comunidade o seu saber proactivo e dinâmico, o seu sentido crítico construtivo, as suas experiências e ideias nas mais variadas áreas temáticas que iremos abordar”, explica Sandra Braz, vereadora da CMC com o Pelouro da Juventude.
“A operacionalização do projeto assenta na constituição de um Grupo de Trabalho, que queremos que conte com a participação de jovens representantes das coletividades juvenis do concelho, mas também outros jovens que participem a título individual em função do mérito de atuação que o Executivo venha a considerar pertinente e oportuno”, sublinha.
Ao GMJ competirá ainda elaborar propostas ou emitir parecer sobre a instalação de equipamentos municipais vocacionados para o público jovem, contribuindo para a gestão dos mesmos. Realizar diagnósticos sobre a população juvenil; promover a igualdade de oportunidades dos jovens no acesso à informação; apoiar e incentivar o associativismo juvenil; incentivar, acompanhar e divulgar a concretização de projetos juvenis; e promover parcerias com entidades exteriores que desenvolvem ações e projetos na área da juventude, são outras das competências designadas para o Gabinete.
EDITAL |