O final do mês de Maio, em Cuba, é significado de petisco, boa-disposição, Cante Alentejano, tradição e boa música. Nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Festival do Caracol regressa ao Largo da Bica, voltando a apostar na dinamização e promoção da restauração local e da gastronomia alentejana, através da degustação de um prato tão típico e tão tradicional desta época do ano como é o caracol.
Aliada ao petisco, disponível nos vários espaços de restauração presentes no recinto, o Festival apresenta uma forte componente de animação musical, levando a palco nomes como Miguel Gameiro e Sangre Ibérico, a par da aposta no tradicional Cante Alentejano (com a atuação de sete grupos corais ao longo dos três dias), na música popular com os “Vozes do Sul” e os “Sons da Salúquia”, ou no talento local (como é o caso dos “Demolotion Rock Band” e do dj Peter Simon e do dj B.Junior).
Destaque ainda para a criação do “Espaço Criança”, com atividades preparadas para esta faixa etária.
Esta será a quarta edição do Festival do Caracol de Cuba. Criado em 2014, tem vindo a afirmar-se como mais um momento anual de lazer e cultura para a população, ao mesmo tempo que tem captado mais visitantes para o Concelho, a juntar aos outros eventos que a autarquia promove ao longo do ano.
Tal como sublinha João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, «desde o primeiro ano que o festival tem tido uma adesão muito forte, quer por parte da população local, quer pelos inúmeros visitantes que acolhemos. A sublinhar este facto, os empresários locais de restauração e de hotelaria têm relatado taxas de ocupação elevadas, ficando assim cumprido assim um dos principais objetivos do certame que é a dinamização da economia local».