Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

VILA ALVA COM FEIRINHA GASTRONÓMICA NOS DIAS 23, 24 E 25 DE AGOSTO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

FEIRINHA GASTRONÓMICA 2019A freguesia de Vila Alva prepara-se para acolher no final do mês de Agosto a 22ª edição da sua Feirinha Gastronómica. A par dos vários petiscos disponíveis nas diversas tasquinhas que compõem a feira, a iniciativa conta ainda com um vasto programa de animação musical, com o tradicional Cante Alentejano, bailes com música tradicional e popular e animação pela noite dentro com Djs.

Consulte o programa para conhecer em detalhe as propostas da XXII Feirinha Gastronómica de Vila Alva.

 

AVISO À POPULAÇÃO - PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

GMPC\\Prevê se que, até Sexta-Feira, dia 23/08/2019, um agravamento das condições meteorológicas

O Gabinete Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cuba divulga o presente aviso à população:


1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê se que, até Sexta-Feira, dia 23/08/2019, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:

• Aumento da Temperatura, para valores acima da média, variando entre os 30ºC e os 35ºC, podendo atingir valores acima dos 35ºC, no interior;

• Vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente com rajadas fortes (até 40 km/h);

• Valores de humidade relativa do ar (HRA) com um decréscimo para os 20% - 30% durante a tarde, sendo que, no período noturno não se registarão valores superiores a 50%, incluíndo nas regiões do litoral.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
• Incremento do perigo de incêndio para valores muito elevados a máximos, na generalidade do território, determinados pelas condições meteorológicas acima expressas e pelo estado de secura da vegetação;

• Aumento das ignições face à atividade humana junto dos espaços rurais.


3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, durante o período crítico (01 de julho a 30 de setembro):

PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

PROIBIDO fazer Queima de Amontoados sem AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;

PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;

PROIBIDO fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos;

OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas (TON).

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

 

Festas em Honra de Nossa Senhora da Rocha | Cuba | 22, 23, 24 e 25 de agosto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

FESTAS SENHORA DA ROCHA 2019O mês de agosto é sinónimo de festa no Concelho de Cuba, com as comissões das freguesias a levar a cabo as suas festividades anuais em honra dos santos padroeiros. Depois de Faro do Alentejo e Vila Ruiva, os dias 22, 23, 24 e 25 vão agora dar lugar às festividades de Cuba, com mais uma edição das Festas em Honra de N. Sra. da Rocha.

Ricardo Glória, Vozes do Sul, Los Colchoneros e Claúdio Rosário são as propostas musicais em cartaz, que propõe ainda uma Missa Solene, um Concerto-Oração com Clara Palma, uma Celebração Mariana com o Grupo de Jovens - J.S.V. Renascer, uma Adoração e Louvor - Renovamento Carismático e a tradicional Procissão em Honra de Nossa Sra. da Rocha, que este ano, para além da habitual participação da Banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro, conta com os Grupos Corais "Raízes do Cante" e "Bafos de Baco".

 


Pág. 159 de 570

Ligações Rápidas









Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30