Consciente da importância do empreendedorismo, enquanto caminho para a revitalização de territórios do interior português esquecido, o Município de Cuba – no âmbito do Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo em parceria com o IPBEJA – lançou ao Agrupamento de Escolas de Cuba e aos docentes do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclos o desafio para desenvolverem pequenos projetos empreendedores com os seus alunos, ao longo do presente ano letivo. “Empreendedorismo e Tradição” é o tema da iniciativa que para além de fomentar práticas empreendedoras junto dos participantes, manifesta ainda a preocupação de reavivar (ou manter vivas) “tradições e ofícios perdidos/esquecidas no tempo e que enfrentam o risco de desaparecer por completo, perdendo-se também parte da memória coletiva de Cuba e consequentemente a sua autenticidade”.
Assim, ao longo do próximo ano letivo, o projeto propõe uma série de ações que vão desde a realização e análise de fichas de diagnóstico sobre “as artes e os ofícios no concelho de Cuba”, a conhecimentos de “história da arte e do artesanato”, bem como visitas de estudo ou a elaboração de um vídeo promocional, entre outras atividades.
A ideia, avança a autarquia, passa por “preparar os estudantes e os respetivos contextos escolares para a prática de ideias/ações empreendedoras”, através de “um projeto que se quer flexível mas ajustado à realidade do concelho de Cuba”, ao mesmo tempo que “leva as crianças a identificar-se com a sua própria cultura de forma consciente”.
Clube de Empreendedorismo para o 3º Ciclo
A par do projeto para os alunos mais novos, foi ainda proposta a criação de um Clube de Empreendedorismo para o 3º Ciclo, com o programa “EU E O MEU NEGÓCIO”, dirigido a alunos do 7º e 8º anos, com idades entre os 13-15 anos. Aqui, o objetivo é que ao longo de seis sessões os participantes identifiquem algumas características empreendedoras que possuem, quais as competências e conhecimentos necessários para começar um negócio, bem como formas de comercializar produtos específicos para os clientes apropriados e a importância de ser criativo e inovador no desenvolvimento de um negócio.
A apresentação pública destes projetos aconteceu no passado dia 07 de outubro, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Cuba. Aqui pode assistir ao vídeo/resumo da apresentação.