A Câmara Municipal de Cuba informa que está a decorrer – até ao dia 31 de julho – o prazo para os procedimentos para a inscrição ou renovação do Passe Escolar - Transporte Escolar dos alunos do ensino Secundário regular (10.º ao 12.º ano).
O(A) encarregado(a) de educação deverá preencher e entregar a ficha de inscrição/renovação para o Passe Escolar no Município de Cuba por uma de duas formas:
Para alunos que vão requerer o Passe Escolar pela 1.ª vez: 1.º - Via Online, remetendo o requerimento assinado digitalmente, acompanhado de uma fotografia em formato jpg, comprovativo de matrícula aceite pela escola, para o novo ano letivo, bem como comprovativo do pagamento mencionado no subponto seguinte para o endereço de e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
;
1.1.º - Efetuar o pagamento para a emissão do cartão, no valor de 5€*, à ABA – Autocarros do Baixo Alentejo, S.A. mediante transferência bancária para o IBAN PT50 0045 6100 4035 3034 2538 5, fazendo referência ao nome do aluno, ao n.º do CC e ao Município de Cuba, correspondente à sua área de residência; 2.º - Presencialmente, no Serviço de Ação Educativa do Município, fazendo-se acompanhar do comprovativo de matrícula aceite pela escola, para o novo ano letivo, de foto tipo passe e de 5€* para pagamento à ABA – Autocarros do Baixo Alentejo, S.A., para emissão do cartão de passe escolar.
Para alunos que vão renovar o Passe Escolar: 1.º - Via Online, remetendo o requerimento assinado digitalmente e o comprovativo de matrícula no novo ano letivo;
2.º - Presencialmente, no Serviço de Ação Educativa do Município, fazendo-se acompanhar do comprovativo de matrícula no novo ano letivo.
* Os custos com a ABA – Autocarros do Baixo Alentejo, S.A. aplicam-se apenas aos alunos que irão ter cartão de passe escolar pela primeira vez.
\\No âmbito do projeto “Separar sem parar”, começam esta semana, a partir de dia 13 de julho, a ser distribuídos os contentores junto da população do Concelho.
Para promover uma maior adesão da população à reciclagem, a Câmara Municipal de Cuba aposta na implementação de um projeto de recolha seletiva Porta-a-Porta. “Separar sem parar” é o nome do projeto que foi oficialmente apresentado à população na passada sexta-feira, no Parque Desportivo e de Lazer das Antigas Escolas Primárias, em Cuba.
Em estreita colaboração com a AMCAL – Associação de Municípios do Alentejo Central – e em conjunto com outros municípios vizinhos (Portel, Vidigueira e Viana do Alentejo), a iniciativa tem como principal objetivo aumentar os resíduos recolhidos seletivamente.
O projeto abrange, nesta fase inicial, a distribuição de cerca de 8 mil contentores pela população e serviços de Cuba, sendo que a recolha irá depois ser efetuada em veículos dos serviços municipais e realizada em dias e horários preestabelecidos (a conhecer em breve).
A primeira fase de implementação do projeto no terreno arranca já esta semana, com a distribuição dos contentores junto da população e dos estabelecimentos do concelho, através de uma ação porta-porta, que deverá durar aproximadamente um mês.
A adesão ao sistema de recolha seletiva porta-a-porta é gratuita, bem como os contentores para o efeito. Ao aderir irá receber: - 3 Contentores (Verde • Amarelo • Azul) de 40 litros por família - 3 Contentores (Verde • Amarelo • Azul) de 120 litros por serviço/estabelecimento
Junte-se a nós e seja um agente de mudança na nossa comunidade!
\\Até às 17:00 da próxima quarta-feira, dia 13 de julho
O Gabinete Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cuba divulga o presente aviso à população:
1. Situação Meteorológica: No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê se, que até às 17:00 de dia 13/07/2022, (Quarta-feira), um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se: • Persistência de valores muito elevados de temperatura máxima.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos: •Tempo quente e seco derivado dos valores da temperatura máxima muito elevados;
3. MEDIDAS PREVENTIVAS A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente: - Faça refeições frias, leves e coma mais vezes ao dia; - Utilize roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UVA e UVB; - Mantenha-se em ambientes frescos arejados, pelo menos 2 a 3 horas por dia; - Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas; - Utilize protetor solar, com fator igual ou superior a 30 e renove a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina; - Evite atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente, desportivas e de lazer no exterior; - Se trabalhar no exterior, hidrate-se frequentemente, proteja-se com roupa larga e chapéu e trabalhe acompanhado porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência; - Escolha as horas de menor calor para viajar de carro e não permaneça dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol; - Tenha especial atenção com os doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida; - Se está grávida modere a atividade física, evite a exposição direta ao sol e ingira frequentemente líquidos; - Assegure que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta; - Contacte e acompanhe os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegure a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado; - Se é doente crónico, ou está sujeito a terapêuticas e/ou dietas especificas, siga as recomendações do seu médico assistente ou do Centro de Contacto do SNS 24: 808242424; - No período de maior calor, corra as persianas ou portadas. Ao entardecer deixe que o ar circule pela casa; - Se estiver num espaço público climatizado, proteja-se, use sempre máscara e mantenha a distância física; - Mantenha-se informado quanto às previsões meteorológicas e siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde; - Em caso de emergência ligue 112; - Para mais informações ligue para o Centro de Contacto SNS24: 808242424.
|
|