A Câmara Municipal de Cuba e o Instituto Politécnico de Beja firmaram o protocolo "Ficamos por cá", no qual o Município viu uma oportunidade, já a partir do ano letivo 2019/2020, para a captação de estudantes e subsequente fixação de pessoas e desenvolvimento regional.
Houve interesse de ambas as entidades em consolidarem a parceria com a celebração de um protocolo, que poderá consultar aqui, em que o Município de Cuba manifestou interesse em definir um contingente exclusivo de 5 bolsas de alojamento para os candidatos que ingressarem no IPBeja (ensino superior – Lic. – em 1.ª opção) e desde que mantenham a sua elegibilidade como bolseiros deste Município, obrigando-se o IPBeja, a oferecer aos estudantes do concelho de Cuba que integrem esse contingente especifico as condições previstas no Protocolo. Os restantes bolseiros, com bolsa atribuída pelo Município de Cuba em que a colocação no IPBeja não foi a 1.ª opção, também estão previstas condições especiais.
Note que na altura da candidatura para a atribuição de Bolsa de Estudo do Município, que decorre no mês de outubro, os alunos colocados no IPBeja deverão fazer referência no processo a que lugar a colocação no IPBeja diz respeito.