Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Alterações às Leis Eleitorais - Saiba o que muda nas próximas eleições

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Há cinco alterações às leis eleitorais que estão a ser implementadas já a partir das próximas eleições: a disponibilização de uma matriz em braille para os cidadãos com dificuldades de visão, o voto antecipado em mobilidade, o projeto-piloto de voto eletrónico presencial no distrito de Évora, a eliminação do número de eleitor e o recenseamento automático dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro.

Alterações às Leis Eleitorais

 

Centro Cristóvão Colon recebe apresentação do livro "Almirante Colon - um feito no Ponente"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

APRESENTAÇÃO LIVRO ALMIRANTE COLONNo próximo dia 18 de maio, pelas 15h30, o Centro Cristóvão Colon recebe uma sessão de apresentação do livro "Almirante Colon - um feito no Ponente", que será coordenada pelo escritor cubense Carlos Calado.

Destaque também para o debate aberto com o mote "A descoberta da América por um tecelão ytaliano ou um feito de um navegador lusitano?".

SOBRE O AUTOR

«Carlos Calado nasceu na vila de Cuba, Alentejo e foi no Liceu de Beja que um professor de História lhe despertou o interesse pelo tema das origens do "Descobridor da América". Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo IST. Em 2001 fundou o Núcleo de Amigos da Cuba e começou a divulgar aspetos polémicos da história do "Descobridor da América", na internet, nos media e em conferências. Pelo NAC foi dinamizador da inauguração do monumento a Cristóvão Colon em 2006 e também da inédita estreia do filme "Cristóvão Colombo – O Enigma" de Manoel de Oliveira, na sua terra. Em 2008 foi um dos Membros Fundadores da Associação Cristóvão Colon de que é Presidente da Direção. Publicou o artigo "Cascais, abrigo de Cristóvão Colon" na obra coletiva "Arquivo de Cascais – história, memória, património".
É Académico Honorário da Academia Portuguesa da História e membro do Centro de Investigação Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão.»

SOBRE O LIVRO

«Um Feito no Ponente
Eis aqui as novas partes do Oriente
Que vós outros agora ao mundo dais,
Abrindo a porta ao vasto mar patente,
Que com tão forte peito navegais.
Mas e´ também razão que, no Ponente,
Dum Lusitano um feito inda vejais,
Que, de seu Rei mostrando-se agravado,
Caminho ha´-de fazer nunca cuidado.»

Os Lusíadas, canto X, 138 - Luís de Camões

Fonte: www.bertrand.pt

 

AVISO À POPULAÇÃO - PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

GMPC

O Gabinete Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cuba divulga o presente aviso à população:
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê se, ao dia de AMANHÃ, dia 16/05, Quinta-feira, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:
• Temperatura máxima entre entre 30° C a 35° C(acima do normal para a época) com tendência para descer de forma acentuada a partir de 5ª Feira;
• Humidade relativa do ar (HRA) baixa durante o dia (˂ 50% na generalidade do território a ˂ 20% no interior) e com recuperação noturna (com inversão de temperatura);
• Hoje vento fraco, soprando moderado de Este/Sueste no Algarve e de Norte/Noroeste nas terras altas. Amanhã, vento moderado predominando de quadrante Norte, soprando forte nas terras altas.

Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e terça-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região do Algarve, Alentejo e interior (Norte e Centro).
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
• Tempo quente e seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível ELEVADO ou superior:
A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.
Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível MUITO ELEVADO, não é permitido (a):
• Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
• Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
• Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
• O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
• Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
• A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

 


Pág. 178 de 570

Ligações Rápidas









Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30