A população de Vila Alva volta, a partir desta terça-feira, a contar com um posto territorial da GNR em pleno funcionamento na localidade e em novo espaço. Recorde-se que a GNR estava a operar em Vila Alva a partir de um posto móvel, depois do encerramento do antigo espaço em Abril do ano passado.
O novo espaço, que abriu formalmente as portas nesta manhã de 03 de julho, é fruto de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Cuba, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva e a GNR, celebrado com o propósito da cedência de um imóvel para a instalação do Posto Territorial em Vila Alva.
Conforme estipula o acordo, a cedência inicia-se desde a data da assinatura do protocolo pelo período de um ano, e é renovável automaticamente no seu termo, por sucessivos períodos de igual duração. O acordo, e a consequente cedência a título gratuito de um imóvel da Santa Casa de Vila Alva à GNR, veio assegurar que a localidade e os seus residentes continuassem a usufruir dos serviços daquela força de segurança, para além de vir garantir a estes operacionais condições de trabalho mais dignas, cumprindo assim o “compromisso assumido pela autarquia com a população de Vila Alva, quando o antigo posto encerrou em Abril do ano passado”, tal como sublinha o presidente da Câmara Municipal de Cuba.
“A inauguração do novo espaço da GNR revela a preocupação da autarquia em garantir nesta localidade a existência de um serviço de segurança de proximidade. Algo com que a população de Vila Alva pode sempre contar e da qual estava privada desde o início de 2017”, recorda João Português.
Para o autarca, a reabertura de um posto territorial da GNR em Vila Alva é também “motivo de contentamento, especialmente numa altura em que se assiste precisamente à tendência contrária, que é a do encerramento consecutivo de serviços, em várias áreas, um pouco por todo o interior”.