Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Rede Local para a Educação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

REDE LOCAL EDUC APRESENT PUBLICA\\ Estabelecido acordo de parceria e cooperação entre 20 entidades para a constituição de uma comunidade de aprendizagem no concelho de Cuba.

O Município, em parceria com Make it Better (Associação para a Inovação e Economia Social), o Agrupamento de Escolas, a Escola Profissional de Cuba, e outras 16 entidades locais – públicas, privadas e representantes da sociedade civil do Concelho – apresentaram esta tarde, na Biblioteca Municipal, a recém-constituída “Rede Local para a Educação”, que surge com o objetivo de dinamizar uma “Comunidade de Aprendizagem” forte e ativa, onde todas as partes contribuem, na medida da sua natureza e possibilidades, para apoiar a educação dos jovens do concelho, fomentando novas aprendizagens e a sua participação na comunidade.

Conforme estipula o acordo, esta Rede Local pretende alicerçar um "Ecossistema Educacional" não formal de base comunitária, capaz de coadjuvar e suportar a Escola na promoção e oferta de ações de inovação educativa, visando designadamente estimular a criatividade, inclusão e a igualdade de oportunidades dos mais jovens.

Pretende-se assim otimizar o capital material e imaterial existente no Concelho de Cuba, colocando-o à disposição da comunidade educativa local, através de uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de saberes, conhecimentos e na disponibilização de recursos (materiais, humanos, técnicos, financeiros) para a realização de atividades escolares e extraescolares enriquecedoras e de elevada qualidade, numa abordagem cruzada entre os principais interesses dos jovens e as suas principais necessidades educativas.

Suportada por esta Rede local de entidades públicas e privadas e representantes da sociedade civil, uma real "comunidade de aprendizagem" é então criada, competente para abraçar uma proposta de transformação social e educacional, e qualificada para apoiar a aquisição de habilidades críticas por parte dos jovens, indo além dos limites da escola e envolvendo assim toda a comunidade na formação e educação dos seus indivíduos.

A motivação que leva ao desenvolvimento do presente Acordo de Parceria e Cooperação resulta de grupos de trabalho prévios, estabelecidos no Concelho de Cuba (município, agrupamento de escolas, escola profissional, associações de desenvolvimento, organizações de jovens, organizações da sociedade civil, associação de pais, Redes público-privadas com foco na área educativa, entre outras), onde se tornou clara a necessidade urgente de mudar e de inovar no processo educativo dos mais jovens, atualizando o modelo educacional atual para um mais moderno, capaz de preparar os jovens para o presente e futuro, e capacitando- os para superar os desafios mais prementes da sociedade atual.

“Estimular e transferir para os mais jovens os valores sociais e pró-sociais, bem como a cidadania, a participação, a consciência social, a solidariedade, a iniciativa e o empreendedorismo social, prevenindo os principais fenómenos que os afetam diretamente (absentismo, bullying e qualquer tipo de violência, sedentarismo, comportamentos não saudáveis, alienação social, etc.)”; e “contribuir inequivocamente para a qualidade da educação e do sistema de ensino no Concelho de Cuba e para a mitigação da escassez de oportunidades de ocupação "positiva" dos tempos livres dos mais jovens”, são alguns dos vários objetivos assumidos pela Rede Local para a Educação.

Saiba mais sobre a Rede Local para a Educação e sobre os parceiros que a constituem aqui: https://www.sparkseed.pt

 

‘Feira do Cante e das Tradições’ regressa a Cuba no final de Maio

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

LEADER22 PARA SITE\\Cante Alentejano, Música Filarmónica, Sons do Mundo, Folclore, Artesanato, Tabernas e Exposições são algumas das propostas que estão a ser preparadas para os dias 27, 28 e 29 de maio.

Centrada na promoção dos territórios, dos seus produtos, culturas e tradições, a Feira do Cante e das Tradições está de regresso em 2021. Este ano com organização conjunta da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro e da Câmara Municipal de Cuba, o evento icónico que deixou marca na memória coletiva da região [e não só], volta a espalhar-se pelas ruas da vila um vasto leque de iniciativas.

Com uma dinâmica desconcentrada por toda a Vila de Cuba, sempre associada a uma forte vertente de animação fundada nas tradições, na sua partilha e, por vezes, na sua fusão, a Feira do Cante e das Tradições voltará a contar com a participação de delegações de diferentes regiões e países, que trarão os produtos locais característicos dos seus territórios, bem como demonstrações/manifestações dos seu aspetos culturais e tradicionais. A iniciativa envolverá ainda as instituições e população de Cuba, que disponibilizarão espaços públicos e privados para a realização das atividades (abrir-se-ão igrejas, monumentos, bibliotecas, adegas particulares e tabernas, entre outros).

Esperam-se, assim, três dias de uma feira sem recinto, com vários espaços localizados um pouco por toda a vila de Cuba, onde cada associação mostrará o que a sua região tem de melhor, a par de um programa repleto de atividades.

Marque na sua agenda. Feira do Cante e das Tradições – Cuba Leader 2022, nos dias 27, 28 e 29 de maio.

 

Abertura do procedimento de classificação do Megalitismo Alentejano

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

PATRIMONIO CULTURAL DGPCA Câmara Municipal de Cuba informa que a Direção Geral do Património Cultural determinou a abertura do procedimento de classificação do Megalitismo Alentejano, conjunto que totaliza 2049 monumentos, entre os quais 6 localizados no concelho de Cuba.
Saiba quais aqui.
- Lista
- Planta

O conjunto em vias de classificação e os imóveis localizados na zona geral de proteção (50 metros contados a partir dos seus limites externos) ficam abrangidos pelas disposições legais em vigor, designadamente, os artigos 32.º, 34.º, 36.º, 37.º, 42.º e 45.º da referida lei, e o n.º 2 do artigo 14.º e o artigo 51.º da Lei nº 107/2001, de 8 de setembro. (Consulte aqui: https://dre.pt/dre/detalhe/lei/107-2001-629790).

No link abaixo estão disponíveis todos os elementos relevantes do processo (informação em anexo, com o despacho de abertura, pareceres e plantas dos vários sítios integrantes do conjunto em vias de classificação e da respetiva zona geral de proteção).

O interessado poderá reclamar ou interpor recurso hierárquico do ato que decide a abertura do procedimento de classificação, nos termos e condições estabelecidas no Código do Procedimento Administrativo, sem prejuízo da possibilidade de impugnação contenciosa.

Consulte toda a informação AQUI.

pdf icon Anúncio n.º 39_2022_classificação do Megalitismo Alentejano

 


Pág. 61 de 570

Ligações Rápidas









Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30