A Câmara Municipal de Cuba apresentou no início de maio uma candidatura ao Programa de Concessão de Incentivos financeiros para a construção e a modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia. A candidatura tem em vista a criação do "Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Cuba" (CRO) tendo sido solicitado o apoio de 85.827,04€ (60%), para um investimento de 143.045,09€.
A ser aprovado, o futuro CRO localizar-se-á num terreno propriedade do Município de Cuba, nas imediações do Parque de Materiais e Viaturas da CMC, a norte da Vila, afastado do centro urbano e das áreas residenciais e comerciais de Cuba.
Em linhas gerais, o projeto contempla a construção de um edifício de apoio (para albergar, entre outros, os serviços gerais de enfermaria, gabinete veterinário, atendimento e salas de quarentena e de ocisão), a par de um bloco de boxes para alojamento de animais (constituída por área coberta e por área exterior fechada, que possibilitará a movimentação livre dos animais), bem como de uma área verde e de circulação exterior (que poderá ser usada para movimentação de animais em grupo ou individualmente, constituindo-se ainda como espaço de descompressão, de enquadramento paisagístico ou de permanência do público em geral).
Conforme reforça o presidente da Câmara Municipal, João Português, “desta forma o atual executivo pretende dar cumprimento a uma das medidas programáticas mais relevantes do programa eleitoral sufragado nas últimas eleições autárquicas, honrando assim o seu compromisso para com a população do concelho. Hoje em dia existe uma preocupação crescente por parte da sociedade em relação ao bem-estar dos animais, cuja população, caso não seja controlada, tem riscos associados. Além disso, a legislação vigente atribui competências às câmaras municipais na área do bem-estar e do controlo de animais, pelo que a candidatura para a construção do canil/gatil surge por forma a colocar a autarquia em conformidade com a legislação”.