Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Município de cuba reúne com grupos parlamentares para entrega de “Caderno Reivindicativo” pela modernização e eletrificação da linha ferroviária no Alentejo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
CUBA PEV CADERNO REIVINDICATIVO 2 WEB CUBA PEV CADERNO REIVINDICATIVO 1 WEB CUBA PEV CADERNO REIVINDICATIVO 3 WEB

O Município de Cuba iniciou ontem, dia 14 de maio, uma série de audiências com os grupos parlamentares da Assembleia da República, com intuito de apresentar um Caderno Reivindicativo exigindo a modernização e eletrificação do troço ferroviário entre Beja e Casa Branca; a modernização do material circulante, a reposição dos comboios diretos Beja-Lisboa-Beja e a modernização e eletrificação do troço Beja-Funcheira com a reposição da circulação de comboios nesta linha.

A primeira destas audiências aconteceu com o grupo parlamentar do Partido Ecologista “Os verdes” (PEV), tendo o presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português, o presidente da Assembleia Municipal, João Duarte Palma, e o chefe do Gabinete da CMC, José Cabrita, sido recebidos pelo assessor do PEV Joaquim Correia.

Desta primeira reunião, ficou a informação de que a exigida eletrificação do troço ferroviário entre Funcheira e Casa Branca – que não foi contemplada na reprogramação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento do Portugal 2020 – continua a não estar prevista na programação do Portugal 2030, ficando a garantia, pelo PEV, de que a inclusão desta matéria já foi exigida junto do Governo.

A par da entrega do Caderno Reivindicativo, os representantes do Município de Cuba deixaram ainda um convite ao grupo parlamentar do PEV para uma visita ao nosso concelho, utilizando o comboio como meio de transporte até Cuba.

A continuar esta série de audiências na Assembleia da República, o Município de Cuba irá reunir ainda esta semana (na sexta-feira, dia 18) com os grupos parlamentares do PCP e do CDS, voltando a insistir na sensibilização para a temática e na exigência de soluções.

Sobre o Dossier Reivindicativo entregue pela autarquia de Cuba:
A par da contextualização histórica da evolução da ferrovia na região, o documento entregue ontem ao PEV – e a ser entregue aos restantes grupos parlamentares – apresenta ainda “dez razões para investir na linha do Alentejo” e termina exigindo “a imediata eletrificação da linha do Alentejo, no troço Casa Branca-Beja, com a reposição de comboios diretos entre Lisboa-Beja-Lisboa, conforme resulta de projeto de resolução que «defende a valorização da linha ferroviária do Alentejo e a promoção da mobilidade ferroviária no distrito de beja» aprovada pela Assembleia da República em 24 março de 2017”, concluindo que “a necessária e urgente modernização contribuirá para o desenvolvimento socioeconómico da região potencializando os seus recursos endógenos, o turismo e as mais-valias geradas pelos expressivos investimentos públicos realizados (ex: aeroporto de Beja e Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva), ao mesmo tempo que permitirá a preconizada coesão territorial, objetivo almejado por países evoluídos com linhas ferroviárias modernas e desenvolvidas; a redução da fatura energética do país e concomitantemente a redução de CO2 com a adoção de uma energia mais limpa”.

Pode ler o documento na íntegra, no link abaixo.

pdf icon Caderno Reivindicativo"O Comboio que Queremos"
 

Festival do Caracol | Cuba | 25,26 e 27 de Maio 2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CARTAZ CARACOL 2018 WEBO final do mês de Maio, em Cuba, é significado de petisco, boa-disposição, Cante Alentejano, tradição e boa música. Nos dias 25, 26 e 27, o Festival do Caracol regressa ao Largo da Bica, voltando a apostar na dinamização e promoção da restauração local e da gastronomia alentejana, através da degustação de um prato tão típico e tão tradicional desta época do ano como é o caracol.

Aliada ao petisco, disponível nos vários espaços de restauração presentes no recinto, o Festival apresenta também uma forte componente de animação musical. Este ano, com quase duas dezenas de atuações, levando a palco bandas como os “GM – Tributo a Xutos e Pontapés”, ou os “Fora de Série”, a par da aposta no tradicional Cante Alentejano (com a atuação de seis grupos corais ao longo dos três dias), na música popular (com os “Mata Bicho”, os “Dona Zéfinha” e os “A Monte”), bem como no potencial artístico e criativo do concelho (como é o caso da atuação dos alunos da Fábrica da Música, da banda PEEK A BOO, e dos djs Seven e B.Junior).
Destaque ainda para a criação do “Espaço Criança”, com diversas atividades preparadas para esta faixa etária, como pinturas faciais, jogos, modelagem de balões, ou ateliês de pintura, artes manuais e de experiências.

Recorde-se que esta será a quinta edição do Festival do Caracol de Cuba. Criado em 2014, o certame tem vindo a afirmar-se como mais um momento anual de lazer e cultura para a população, ao mesmo tempo que assume um papel importante na captação de visitantes para ao Concelho.

Tal como destaca João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, «desde o primeiro ano que o festival tem tido uma adesão muito forte, quer por parte da população local, quer pelos inúmeros visitantes que acolhemos. A sublinhar este facto, os empresários locais de restauração e de hotelaria têm relatado taxas de ocupação elevadas, ficando assim cumprido assim um dos principais objetivos do certame que é a dinamização da economia local».

pdf icon Cartaz\Programa

 

Vila Alva recebe concerto da Fábrica da Música

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

CONCERTO FABRICA DA MUSICA WEBVila Alva recebe no domingo, dia 20 de maio, um Concerto da Fábrica da Música no palco exterior junto ao Centro Cultural. O espetáculo tem início marcado para as 19h00.

 


Pág. 238 de 570

Ligações Rápidas









Agenda Social

PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento:  Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30