Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Aniversário do Museu Literário Casa Fialho De Almeida vai ser assinalado com reedição do Livro de Contos do escritor

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ANIVERSÁRIO CASA FIALHO DE ALMEIDA 2021 WEB\\Este Sábado, dia 19 de junho, pelas 18:30
**** NOTA: por motivos de ordem técnica, a transmissão em direto da iniciativa que estava programada não será realizada. O Município lamenta e adianta que a apresentação do livro "Contos" de Fialho de Almeida será motivo de reportagem, a ser publicada na próxima semana.

No mês em que o Museu Literário Casa Fialho de Almeida assinala o seu segundo aniversário – inaugurado a 10 de junho de 2019 – o Município de Cuba apresenta a reedição dos Contos do escritor, numa iniciativa a ter lugar naquele espaço, a partir das 18:30, e a contar com as intervenções de João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, de António Cândido Franco, Professor Doutor de Literatura e Cultura Portuguesas na Universidade de Évora, e de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo.

“Há muito esgotado, este livro agora reeditado, é um dos livros onde Fialho de Almeida coloca mais alma, sinceridade e vida. Surge com uma forte componente humanitária e uma enorme inundação de imagens urbanas e rurais, sobretudo paisagísticas, que nos retratam a realidade quase como se a pudéssemos ver e sentir, servindo-se para isso de um vocabulário opulento, sonoro e vibrante, o que ilustra muito bem o seu talento linguístico e imaginativo”, tal como sublinha o presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português, na nota introdutória desta nova edição dos Contos de Fialho de Almeida.

A Câmara Municipal de Cuba, em parceria com a Delegação Regional da Cultura do Alentejo, decidiu promover a reedição das obras do escritor Fialho de Almeida, começando pela publicação do seu primeiro livro de Contos, que data de 1881. Segundo adianta o presidente da autarquia de Cuba, “é intenção do Município de Cuba continuar a reeditar as obras de Fialho de Almeida, para que os leitores possam progressivamente descobrir o escritor nas suas variadas facetas, pela multiplicidade de olhares que nos apresenta, oscilando entre a virulência do crítico e a sensibilidade do artista em busca de um ideal de perfeição”.

 

INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA – RUA DA HORTA DO BICHO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Reforça-se a informação já transmitida aos munícipes afetados residentes na Rua da Horta do Bicho, em Cuba, que a entidade gestora da rede de abastecimento de eletricidade, E-Redes, irá proceder ao corte temporário do fornecimento de energia elétrica no âmbito da empreitada de Requalificação da Horta do Bicho. A operação acontecerá no próximo dia 15 de junho (terça-feira) entre as 9h00m e as 13h00m.

O fornecimento de energia será restabelecido, previsivelmente, após terminado o período atrás referido, contudo estará dependente do desenrolar dos trabalhos.

Esta intervenção é importante para concluir a operação de requalificação urbanística e melhorar a iluminação do espaço público, razão pela qual agradecemos a melhor compreensão dos moradores afetados pelo corte.

Edital

 

Novas Regras de Desconfinamento

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

REGRAS DESCONFINAMENTO 11 JUNHO \\A partir de 11 de junho

O Conselho de Ministros, atendendo à evolução da pandemia no território continental e após ter ouvido os especialistas, definiu as regras das próximas duas fases de desconfinamento, cuja primeira fase, inicialmente agendade para dia 14, entra em vigor já esta sexta-feira, dia 11 de junho.

As novas regras serão as seguintes:

- Teletrabalho passa de obrigatório a recomendado nas atividades que o permitam;

- Restaurantes, cafés e pastelarias com as regras de lotação atuais, passam a poder estar abertos até à meia-noite para admissão e 01h para encerramento;

- Comércio passa a ter horário do respetivo licenciamento;
transportes públicos em que só existem lugares sentados passam a poder ter lotação completa; os transportes públicos em que há lugares sentados e de pé podem ter lotação de 2/3;

- Os espetáculos culturais passam a poder decorrer até à meia-noite, com as salas com a lotação a 50%. Fora das salas de espetáculo tem de haver lugares marcados e têm de se cumprir as regras de distanciamento da DGS;

- Escalões de formação e modalidades amadoras têm de ter lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela DGS;

- Os recintos desportivos, incluindo os estádios de futebol, passam a ter 33% da lotação como máximo.

- Os bares e discotecas continuam encerrados, as festas e romarias populares continuam proibidas, e os casamentos só podem acontecer com uma lotação máxima de 50%, por exemplo.

Consulte a Resolução Concelho de Ministros, na íntegra, aqui.

 


Pág. 5 de 500

Ligações Rápidas









PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30