Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Município atribui 600 Cartões Municipais de Apoio Social em 2021

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

DSC 0282 WEB\\Num investimento global acima dos 60 mil euros.

Tendo como objetivo dignificar e melhorar as condições de vida dos residentes no concelho com necessidades económicas, os serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Cuba procederam, esta quinta-feira, à entrega dos cartões municipais de apoio social.

No total, foram 600 os munícipes a beneficiar desta medida, que em 2021 representa para a autarquia um investimento global de 60.825 euros.

Destinados aos residentes do concelho que estejam em situação de necessidade económica, os Apoios Sociais da CMC conferem uma série de vantagens e benefícios em diversos serviços e atividades levadas a cabo pelo Município.

Importa ainda referir que destes 600 munícipes apoiados este ano, metade (300) foram também beneficiados com a atribuição do cartão Abem, que garante o acesso a apoio na aquisição de medicamentos, sem qualquer ‘plafond’ ou valor máximo de consumo.

 

AVISO AMARELO - PRECIPITAÇÃO

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

AVISO PRECIPITACAO 26 ABRIL\\ Agravamento das condições meteorológicas
\\ Entre as 12:00 e as 18:00 de hoje, dia 26/04/2021


O Gabinete Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cuba divulga o presente aviso à população:

1. SITUAÇÃO

Situação Meteorológica:

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada prevê-se que, entre as 12:00 e as 18:00 de HOJE, dia 26/04/2021, Segunda-Feira, um agravamento das condições meteorológicas, salientando-se:

• Aguaceiros, que localmente podem ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.


2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

• Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;

• Possibilidade de inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

• Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;

• Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;

• Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de praia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis; • Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência;


3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANEPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias;

– Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

– Nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações, retirar os animais e os equipamentos agrícolas; – Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

 

Assembleia Municipal - 29 de Abril de 2021

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ASSEMBLEIA 29 ABRILJoão Duarte Oliveira Brito Palma, Presidente da Assembleia Municipal de Cuba, torna público, no âmbito das competências consagradas na alínea b) do n.º1 do art.º 30.º, e para efeitos do determinado no n.º1 do art.º 27.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, que se realiza no próximo dia 29 de Abril, quinta-feira, pelas 21:00 horas, uma sessão ordinária da Assembleia Municipal, no Auditório do Centro Cultural de Cuba, com a seguinte ordem de trabalhos:

ANTES DA ORDEM DO DIA:
1- Informações;
2- Ratificação da ata da sessão anterior;
3- Assuntos de interesse para o Município.

ORDEM DO DIA:
1- Apreciação da informação escrita do Presidente da Câmara Municipal de Cuba, acerca da atividade municipal, feita nos termos da alínea c) do n.º2 do art.º 25.º da lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro.
2- Plano de pormenor Cuba Norte. Aprovação da versão final por parte da Assembleia Municipal na sua sessão de Abril de 2021, mediante proposta da Câmara Municipal. Plano de pormenor com efeitos registais e as demais etapas até à sua entrada em vigor na plenitude.
3- Alteração do nº3 do art.º 3 do regulamento para apoios sociais.
4- Candidatura Poseur - 03-1911-FC-000199. Projeto de recolha seletiva multimaterial porta a porta. Transferência de capital para a AMCAL para fazer face à comparticipação do Município de Cuba no projeto.
5- Comparticipação do Município de Cuba para a AMCAL no ano de 2021.
6- Ação no âmbito da pandemia covid no concelho de Cuba. Reconhecimento municipal de conduta de mérito e excelência no combate à pandemia por parte das seguintes instituições locais: - Bombeiros Voluntários de Cuba; - Centro de Saúde de Cuba; - GNR - Posto territorial de Cuba.

pdf icon Edital e Convocatória
 


Pág. 8 de 497

Ligações Rápidas









PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30