Município de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Orçamento para 2021 é o maior de sempre na história do Município

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ORÇAMENTO 2021\\Mais de 9 milhões de euros na totalidade, um acréscimo de 18,8%, em comparação ao ano transato.

9.156.825 euros é o valor global previsto para o Orçamento da Câmara Municipal de Cuba no ano de 2021. Aprovado em Reunião de Câmara no dia 09 de dezembro, e pela Assembleia Municipal no passado dia 18 de dezembro, este é o maior orçamento de sempre na autarquia de Cuba, correspondendo a um acréscimo na ordem dos 18,8%, relativamente ao ano de 2020.

Esta evolução deriva do lançamento de empreitadas subjacentes aos projetos cofinanciados por fundos comunitários e nacionais, que terão no ano de 2021, previsivelmente, uma grande parte da respetiva execução, nomeadamente a conclusão das empreitadas de reabilitação da Rua Serpa Pinto, da Estrada da Circunvalação, da 1º de Maio, do Largo da Estação, dos Espaços Desportivos da Escola Profissional de Cuba e do Campo de Futebol de Faro do Alentejo (obras com grande impacto na área do desporto e da formação desportiva), bem como o início da construção do Ecoparque do Alentejo Central (um forte investimento na área do Turismo), da Reabilitação do Jardim dos Combatentes em Cuba e dos Centros Culturais de Vila Alva e de Vila Ruiva.

Ainda neste âmbito, existirão também requalificações bastante importantes nas freguesias, nomeadamente as Requalificações das entradas de Albergaria dos Fusos e de Vila Alva, da Praça de Faro do Alentejo e a Reabilitação da zona dos tanques de Vila Ruiva (esta última é uma obra da Junta de Freguesia de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos que conta com o apoio financeiro do Município).

Para além da grande fatia do orçamento atribuída à execução das obras, o orçamento da autarquia de Cuba para 2021 prevê também um reforço financeiro nas áreas da Ação Social e da Saúde, continuando a existir uma forte aposta nos Apoios Sociais e no Programa de Emergência Social, bem como nos projetos já implementados, contemplando a criação de novas medidas de apoio, perspetivando-se uma crise social decorrente da pandemia e da crise económica provocada por esta. A par disso, a grande intervenção nesta área, passará pela reabilitação dos imóveis afetos a arrendamento social e ao arrendamento a preços controlados, estando prevista a realização das intervenções necessárias a melhorar o conforto e a habitabilidade dos imóveis, assim como a melhorar a sua eficiência energética.

Já na área da Educação, mantem-se o reforço do investimento que começou a ser materializado ao longo do ano de 2020, nomeadamente na requalificação física dos edifícios escolares, na construção de estruturas de apoio, nas condições de conforto dos alunos e profissionais, na aquisição de equipamentos, no apoio socio educativo às famílias e nos transportes escolares. A par desse investimento, será dada continuidade à implementação de três projetos estruturantes nesta área: “+ Sucesso Educativo no Baixo Alentejo”, “Cuba Educa +” e “Escola a Tempo Inteiro”.

Na Cultura, após um período negro da história mundial para a Cultura causado pela pandemia Covid-19, o Município de Cuba, numa expectativa positiva em relação à evolução da situação, prevê realizar o investimento programado para esta área em 2021 nas condições de normalidade a que estávamos habituados antes da crise sanitária. Contudo, não o sendo possível, assume-se o compromisso de manter as iniciativas planeadas adaptando-as às circunstâncias como forma de reconhecer a importância da cultura para o desenvolvimento de um Povo. Assim, no que diz respeito aos grandes eventos fica prevista a realização do Festival do Caracol - que na impossibilidade da sua realização em 2020 transitou para 2021 – da Feira do Cante e das Tradições, da Feira do Livro, da Feira Anual de Cuba e dos eventos das freguesias que contam com apoio financeiro do Município: Vila Ruiva Medieval; Feira da Caça, da Pesca e do Mundo Rural de Faro do Alentejo; e “Provando o Tareco” em Vila Alva.

 

Aviso - Serviço de Tesouraria da CMC encerrado no próximo dia 04 de janeiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

THUMB AVISO TESOURARIAJoão Manuel Casaca Português, Presidente da Câmara Municipal de Cuba, no uso das competências que lhe são cometidas pelo art. 35º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, leva ao conhecimento de todos os munícipes, que por motivo de atualização do sistema informático para o novo ano civil, a tesouraria municipal encontrar-se-á encerrada no dia 04/01/2021.

Mais se informa que eventuais pagamentos, cujo prazo limite de pagamento seja no dia 04/01/2021, não sofrerão qualquer agravamento, nos termos legais, se forem pagos no dia útil imediato (05/01/2021).

Desde já se agradece a vossa compreensão pelos transtornos eventualmente causados.

 

Ginásio Municipal encerra para Obras de Requalificação Modernização

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ENCERRAMENTO GINASIO\\ A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro

O Município de Cuba informa que irá levar a cabo intervenções de requalificação e modernização no Ginásio Municipal, procedendo ao encerramento deste equipamento a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de Dezembro de 2020. A conclusão das obras está prevista para o mês de fevereiro de 2021.

O Município agradece a compreensão dos utilizadores deste equipamento municipal e lamenta, desde já, qualquer constrangimento causado, convicto de que, quando terminada, esta intervenção trará melhores condições ao espaço e à sua utilização.

 


Pág. 8 de 485

Ligações Rápidas









PREMIO FIALHO ALMEIDA

BOTÃO SUSTOWNS SITE

 

Agenda


Não tem eventos

Boletim Municipal


Brasao Câmara Municipal de Cuba
Rua Serpa Pinto 84
7940-172 Cuba

Telefone: 284 419 900
Fax: 284 415 137
Email: geral@cm-cuba.pt
Horário de Funcionamento: Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30